Teses e Dissertações

  1. CALHEIROS, David dos Santos. CONSULTORIA COLABORATIVA À DISTÂNCIA EM TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. 2015. Dissertação [Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)] - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientadora: Eniceia Goncalves Mendes.
    Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8254
  2. COSTA, Erika Souza. A INCLUSÃO DO ALUNADO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2015. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Orientadora: Mônica Pereira dos Santos
    Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2015/derikacosta.pdf
  3. COTONHOTO, Larissy Alves. CURRÍCULO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: possibilidades e desafios à inclusão escolar. Universidade Federal do Espírito Santo (Doutorado em Educação). Orientadora: Sonia Lopes Victor.
    Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1087/1/Tese.%20Larissy.Texto.pdf
  4. DAVIDS, Claudine Esther. TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo. (orientadora: Rosângela Gavioli Prieto)
    Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-134511/pt-br.php
  5. FRANÇA, Marileide Gonçalves. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: complexas tramas, permanentes contradições e novos desafios. 2014. 365f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. (orientadora: Rosângela Gavioli Prieto)
    Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032015-152608/pt-br.php
  6. LUNA, Christiane Freitas. SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: uma política pública em ação no sudoeste baiano. 2015. 220f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Orientadora: Theresinha G. Miranda.
    Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18831
  7. MEIRELES, Rosana Maria do Prado Luz. POLÍTICAS DE INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS: Programa de Bilinguismo de Niterói/RJ / Rosana Maria do Prado Luz Meireles. 2014. 316 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2014. Orientador: Valdelúcia Alves da Costa.
    Disponível em: http://www.lapeade.com.br/publicacoes/tesesedissertacoes/DOUTORADO%20ONEESPOEERJ%20-UFF-RosanaMeireles-ValdeluciaAlvesCosta-2014.pdf
  8. MELO, Hellen Cristiey Batista de. A VERSÃO DAS PROFESSORAS DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS: atuação no Atendimento Educacional Especializado. 2014. 113f. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Morgana de Fátima Agostini Martins.
    Disponível em: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/664/1/HellenCristieyBatistadeMelo.pdf
  9. PORTO, Vívia Camila Côrtes. AFETIVIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: implicações para a constituição da subjetividade da criança pequena com deficiência. 2014. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. Orientador: Sonia Lopes Victor
  10. REIS, Claudinei Vieira dos. TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO SUDESTE GOIANO. Universidade Federal de CatalãoCampus Catalão, Programa de Pós-Graduação em Educação. (Mestrado em Educação).Orientador: Maria Marta Lopes Flores.
    Disponível em: http://mestrado_educacao.catalao.ufg.br/up/549/o/Tecnologia_Assistiva_Claudinei_Vieira_dos_Reis .pdf
  11. ROCHA, Roselene Nunes. POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL DA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS -SC. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Itajaí-SC, 2013. Orientadora: Prof.ª Dra. Regina Célia Linhares Hostins
  12. SALES, Suelen da Silva. AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA PROPOSTA CONSTRUÍDA COM PROFESSORES QUE ATUAM EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E PEDAGOGOS DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI/ES. 2014. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santos, Espírito Santo, 2014. Orientador: Sonia Lopes Victor.
  13. SILVA, Angela Maria Caulyt Santos da. INTERFACES: EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEGURIDADE SOCIAL. Universidade Federal do Espírito Santo (Doutorado em Educação) (Orientadora: Sonia Lopes Victor )Orientador: Sonia Lopes Victor
    Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1134/1/Tese.%20Angela%20Caulyt.texto.pdf
  14. SILVA, Jackeline Susann S. Silva. ACESSIBILIDADE, BARREIRAS E SUPERAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE EXPERIÊNCIAS DE ECDNA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Dissertação de mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação-UFPB: 2014.
    Disponível em: http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_arquivos/12/TDE-2014-11-03T132109Z3373/Publico/arquivototal.pdf
  15. SILVA, Márcia, Rodrigues. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE GOIÁS. Universidade Federal de Catalão- Campus Catalão, Programa de PósGraduação em Educação. 2014. 208f. (Mestrado em Educação). Orientador: Dulcéria Tartuci.
    Disponível em: http://mestrado_educacao.catalao.ufg.br/up/549/o/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_PROFESSORES_DO_ATENDIMENTO_EDUCACIONAL_ESPECIALIZADO_DE_GOI%C3%81S_- __ANO_2014._UFG.pdf
  16. SOARES, A. T. C. SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UM ESTUDO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. (DISSERTAÇÃO). Orientadora: Prof.ª Dra. Theresinha G. Miranda
    Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24149
  17. TARTUCI, Tânia Maria. INGRESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UFG/CAMPUS CATALÃO. Universidade Federal de Catalã o- Campus Catalão, Programa de Pós-Graduação em Educação. (Mestrado em Educação). Orientador: Maria Marta Lopes Flores. (Concluída). DEFICIÊNCIA VISUAL. (DISSERTAÇÃO). Orientadora: Prof.ª Dra. Theresinha G. Miranda
    Disponível em: http://mestrado_educacao.catalao.ufg.br/up/549/o/Ingresso_e_perman%C3%AAncia_de_alunos_co m_defici%C3%AAncia_T%C3%A2nia_Maria_Tartuci.pdf
  18. VILARONGA, Carla Ariela Rios. COLABORAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO COENSINO. 2014. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Eniceia Goncalves Mendes
  19. ZERBATO, Ana Paula. O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PROPOSTA DO COENSINO. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eniceia Goncalves Mendes
    Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7365
  20. Washington Cesar Shoiti Nozu. POLÍTICA E GESTÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE PARANAÍBA, MS: uma análise das práticas discursivas e não discursivas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marilda Moraes Garcia Bruno.
    Disponível em: http://www.ufgd.edu.br/faed/mestrado-educacao/dissertacoes/washington-cesar-shoiti-nozu