Quem Somos

Apesar do crescimento expressivo da produção científica na área de Educação Especial, o conhecimento que vem sendo produzido tem tido pouco ou nenhum impacto na definição dos caminhos que as políticas educacionais para a escolarização de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais têm assumido no país. Isso acontece em parte pela falta de articulação entre pesquisadores e seus projetos, resultando em produções reiterativas e que acabam tendo muito pouca visibilidade. Considerando a importância atual da articulação da produção científica em contextos de redes colaborativas de pesquisa, a presente proposta visa a fomentar a criação do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), cujo foco será a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas para a questão da inclusão escolar na realidade brasileira.

O Observatório Nacional de Educação Especial é coordenado pela Dra. Enicéia Gonçalves Mendes e é composto por pesquisadores provenientes de 16 estados brasileiros, representantes de 22 universidades e de 18 programas de pós-graduação. Posteriormente a rede de pesquisa foi se ampliando com a incorporação de outros pesquisadores dos estados e dos municípios investigados.

O termo “OBSERVATÓRIO” tem sido usado para denominar uma rede formada por parceiros colaborativos que se unem com a perspectiva de produzir evidências científicas que embasam a definição de prioridades e estratégias de pesquisa e formação, que permitam fazer o acompanhamento de progressos, identificam as barreiras e promovam os avanços, além de ser potencialmente um veículo poderoso de intercâmbio e formação para todos os envolvidos.

Abrangência Nacional do ONEESP
Imagem do mapa do Brasil, com destaque na cor vermelha nos seus limites geográficos. No mapa aparece a fronteira com alguns países da América do Sul, na parte superior e na ordem da esquerda para a direita tem-se a Colômbia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Na parte central e esquerda: Bolívia, e parte inferior, na ordem da esquerda para a direita tem-se o Chile, Paraguai e Uruguai. O Mapa é preenchido por dois tons da cor verde e alguns pontos na cor bege. A extremidade da lateral esquerda/inferior e a lateral direita são na cor azul. Dentro área do Brasil há dezoito marcações em forma de gota invertida, na cor vermelha com um ponto na cor preta no centro, a marcação está nos Estados do Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.