Pesquisa em rede com ferramentas de E-Science aplicada ao estudo da política de educação inclusiva no brasil

A presente proposta de investigação surgiu a partir da experiência de coordenação e condução, de 2010 a 2014, do projeto Observatório Nacional de Educação Especial de um estudo em rede nacional sobre o programa de implementação de salas multifuncionais de recursos (SRM), conforme definido pela Política Pública de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Ministério da Educação. A partir da metodologia de pesquisa colaborativa, 203 pesquisadores de 17 estados brasileiros desenvolveram um estudo baseado em: (a) Sessões de entrevistas com grupos focais formado por professores de SRM de 56 municípios, (b) entrevistas com 36 gestores municipais da educação inclusiva e uma (c) pesquisa on-line nacional preenchido por cerca de 1000 professores SRM. O estudo gerou uma enorme base de dados qualitativos, cuja análise e discussão desafiam os pesquisadores envolvidos. O desafio da análise reside na quantidade de dados qualitativos gerados pelo projeto, o que é típico de pesquisas em rede, e isso requer o desenvolvimento de procedimentos computadorizados que permitam padronizar a análise, sendo este um dos objetivos do presente projeto. O desafio da discussão dos dados reside nas diferentes concepções dos pesquisadores que compõem o Oneesp sobre como deve ser a política de inclusão escolar em nosso país, sendo este assunto dos dissensos e consensos, o segundo foco da presente proposta. Assim, a presente investigação é composta por dois estudos. O primeiro estudo visa investigar as possibilidades de uso da ferramenta de E-Science na pesquisa em Educação Especial, com vista a: (a) prospectar softwares e/ou algoritmos gratuitos para análise qualitativa computacional de dados textuais provenientes de entrevistas, (b) desenvolver/adaptar um sistema computacional para a extração de dados textuais que permitam uma análise de conteúdo qualitativa e quantitativa relevante. O segundo estudo visa a aprofundar o debate sobre concepções políticas de inclusão escolar entre os pesquisadores do Oneesp, utilizando procedimentos de coleta de dados envolvendo tecnologia de informação e comunicação, a fim de construir coletivamente uma concepção política de inclusão escolar a partir dos consensos, e que sirva de quadro de referência para discutir os resultados obtidos a partir da análise conduzida no primeiro estudo. Espera-se que a aplicação de ferramentas de E-Science, que envolvem o uso de tecnologias de informação e comunicação, nos procedimentos de coleta e análise de dados propostos no presente estudo, contribuam para avançar as investigações de grande porte na área de políticas educacionais. Um repositório digital será construído para o armazenamento de diversos tipos de dados de pesquisa em educação especial a fim de torná-los disponíveis usando computação em nuvem e tecnologia de banco de dados em nuvem.

O projeto tem como coordenadora a Profa.Dra. Enicéia Gonçalves Mendes
E como integrantes: Gabriela Tannus Valadão; Sabrina Mazo D’affonseca; Marilde Terezinha Prado Santo; Lucas Garcia; Alessandra Picharillo; Woquiton Fernandes

Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico