Avaliação da política de inclusão escolar em contexto municipal baseada aa abordagem do ciclo de políticas

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, prevê a necessidade de estudos visando desenvolver procedimentos e instrumentos de avaliação e acompanhamento das metas estabelecidas das políticas educacionais para os próximos 10 anos. O presente projeto tem como objetivo geral desenvolver e aperfeiçoar instrumentos de avaliação e acompanhamento da atual política de inclusão escolar que permitam estudos econômicos e coleta de dados em larga escala. Trata-se de uma pesquisa colaborativa com delineamento multimétodo e com referencial analítico da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP), a ser desenvolvida em um município de pequeno porte do estado de São Paulo. Os participantes consistirão em funcionários e ex-funcionários da Secretaria Municipal de Educação, docentes tanto do ensino comum quanto do Atendimento Educacional Especializado, gestores escolares, membros da equipe multidisciplinar, estudantes Público-Alvo da Educação Especial e seus respectivos familiares. Para tal, serão realizados três estudos, sendo o primeiro com foco no contexto de influência, o segundo no contexto de produção de texto e o terceiro no contexto de prática. Quanto às técnicas de coleta de dados, estas consistem em: pesquisa documental, entrevistas individuais semiestruturadas, realização de grupos focais e aplicação de questionários fechados. A análise dos dados será pautada na metodologia analítica da ACP, com o auxílio dos softwares Atlas.TI e SAS para o tratamento e análise dos dados. Como principal resultado espera-se o aperfeiçoamento de instrumentos e procedimentos de avaliação multidimensional da política de inclusão escolar, dentre outros. Serão realizadas duas devolutivas, a primeira através de um programa de formação para os profissionais da educação e a segunda via um grupo de discussão, com aproximadamente, 15 pais ou responsáveis de alunos PAEE. (AU).

O projeto tem como coordenadora a Profa.Dra. Enicéia Gonçalves Mendes
Como integrantes os seguintes alunos e professores: Gabriela Tannus Valadão; Leonardo S. A. Cabral; Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo;  Vivian Santos; Gerusa Ferreira Lourenço; Ana Valéria Marques Fortes Lustosa; Patricia Moralis Caramori; Ana Paula Silva Canterelli Branco; Wanessa Ferreira Borges; Bruna Raffaini; Adriana Barroso; Mariana Moraes Lopes; Edinaldo Bonfim; Antonio Polli; Gabryelle Modesto; Juliana Moreno; Maria do Carmo Lobato; Paula Cristina Stopa; Keisyane da Silva Santos.

O(s) financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo